GRATIDÃO


Indivíduos que vivenciam emoções positivas periodicamente são mais satisfeitos com as suas vidas. Isso ocorre porque se pressupõe que para haver gratidão existiu a interação, no mínimo, entre duas pessoas – onde um beneficiário entende que deve alguma consideração sobre algo que foi feito a ele por outrem, não na mesma medida. Já é comprovado que o sentimento de gratidão é uma emoção positiva que pode ser desenvolvida ao longo da vida e se relaciona positivamente com o bem-estar. Então, quanto mais gratos nos sentimos, maior a sensação de bem-estar. Gratidão, é vista, portanto, como uma medida protetiva à saúde mental diminuindo ansiedade, depressão e solidão. Gratidão é promotora do aumento de satisfação de vida, afetos positivos, extroversão e comprometimento com a saúde física. As pessoas que vivenciam a gratidão fortalecem dos laços positivos com outras pessoas aumentando o cuidado com os outros e expressam sua generosidade.

Além disso, cada vez que expressamos gratidão, há um registro em nossa memória sobre essa experiência que, quando recordada, revive-se o sentimento novamente trazendo a sensação de bem-estar à tona. Lembra daqueles momentos que, quando recorda, lágrimas chegam aos olhos? Que sensação... Gratidão também tem relação com Amor pelas pessoas e pelo que elas representam para nós e o quanto representamos para elas – vínculos fortes podem se formar e amizades genuínas se fortalecerem. Ser grato a alguém, coisa, situação, pessoas ou Deus eleva nossa autoestima e reafirma nossa posição no mundo.

Então, não esqueça que gratidão é agradecimento a experiências de vida, vinculadas à memória das lembranças afetivas que aumentam o bem-estar subjetivo (felicidade) contribuindo para a nossa saúde mental. Ser agradecido nos coloca perto daquilo que valorizamos e podemos praticar o Amor ao próximo abrindo-nos ao novo, ao desconhecido e aproximando-nos do que temos de mais caro – nossa capacidade de reconhecer que somos importantes ao outro e o outro é importante para nós.

Desafie-se: motivado pelo dia de hoje, pratique a gratidão a quem e ao que você desejar – seu pet, seus amigos, parentes, planeta, colegas de trabalho, ...

E obrigado por ler esse texto até o final – estou feliz por confiar no que queria dizer a você nesse dia. Gratidão!

Recentes